
Construtores da história de 188 anos da Polícia Militar da Bahia, sete dos ex comandantes gerais da instituição foram homenageados nesta terça-feira (5), no Quartel do Comando Geral (QCG), recebendo aplausos, placas com homenagens e souveniresde mini espadins, como singela recordação pelo reconhecimento do marco que suas gestões deram à PMBA. Todas as ações que engrandeceram a corporação foram citadas na mensagem do atual comandante geral, coronel Alfredo Braga de Castro, idealizador da homenagem. Os coronéis do alto comando realizaram a entrega das lembranças aos ex comandantes.
O sentimento corporativo de amor pela instituição foi ressaltado pela marca deixada por cada um dos coronéis: José Luiz Ventura Mesquita, com firmeza nas decisões pelo benefício da instituição; Alberto Sales Paraíso Borges, pelo inicio da operacionalização do policiamento comunitário pela força do diálogo; José Augusto Mendes Gouveia, que personificou a ponderação com alto espírito de conciliação em momentos históricos; José Antônio de Souza Filho, que com visão de futuro fez a reengenharia da Corporação lançando a semente de modernidade germinando; Jorge Luiz de Souza Santos, que ampliou as unidades básicas e valorização da tropa; Jorge Antônio Ribeiro de Santana que buscou as novas ferramentas tecnológicas e operacionais; Nilton Régis Mascarenhas com o respeito aos direitos dos policiais.
“O compromisso com a população é cultivado a cada novo comando, com respeito às alterações sociais e aos comandos anteriores. O cultivo destes princípios, -mesmo diante das alterações sérias que ocorrem no mundo exterior a PM- é que nos fortalecem e faz como que possamos chegar com entusiasmo e bravura a mais do que os 300 anos que virão”, destacou a mensagem de todos os ex-comandantes, lida pelo coronel Mesquita.
Os momentos que a PMBA atravessou na construção da história foram citados, como a chegada da República e do Estado Novo. A cerimônia foi dirigida pelo sub comandante geral, coronel Carlos Eleutério, com a presença do delegado geral da Polícia Civil, delegado Hélio Jorge, da procuradora do estado, Maria do Carmo Freaza e diversos integrantes do alto escalão da PMBA.
Por: AlÔ policia, o seu portal de noticias policiais. Aqui o policial baiano tem voz ativa, seu trabalho é divulgado eo cidadão é informado. www.alopolicia.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário